sábado, 23 de fevereiro de 2013


http://memoriadopovoalemao.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html
A freguesia de São Salvador, no município de Montenegro, foi criada em 1876. 
Em 1914, contava com igreja matriz e capelas de Santo Antônio, em São Benedicto, São João Evangelista do Badenserthal, São Pedro, Sagrada Família do Campestre, Sagrado Coração de Jesus de Canoas. Era distrito de Montenegro. A sede contava com 20 prédios, igreja, sub-intendência, cartório, agência de correio, posto telephonico.
Já em 1914, contava com estação do ramal ferroviário de Caxias, situada entre as estações de Linha Bonita e Barão, a 47 quilômetros de Montenegro.

Dados extraídos do Dicionario Geographico Historico e Estatistico do Estado do Rio Grande do Sul, II edição, 1924, Editora Globo.


Distritos de Montenegro em 1920 : São Salvador


http://historiasvalecai.blogspot.com.br/

Jornada Pedagógica ocorre no Colégio Santo Inácio 

            Na manhã dessa segunda-feira, com a participação de autoridades locais, foi aberta a Jornada Pedagógica de Salvador do Sul/2013. Nesta oportunidade, o evento, que busca a qualificação do trabalho desenvolvido em sala de aula, tem também as participações de educadores dos municípios de São Pedro da Serra e Maratá.            

As atividades, novamente, estão sendo desenvolvidas nas dependências do Colégio Santo Inácio de Loyola. A primeira etapa da jornada irá se estender até a quinta-feira. Outros encontros estão programados para ocorrer de abril a julho, tendo a capacitação uma carga total de 60 horas.
            

Na abertura, a secretária municipal da Educação de Salvador do Sul, Rejane Maria Graf Kafer, frisou a importância da realização de ações conjuntas pelos educadores na busca de melhores resultados no processo de ensino. A prefeita Carla Maria Specht (PPS), que tem formação em Matemática e lecionava até chegar ao executivo municipal, saudou a oportunidade dos professores ampliarem seus conhecimentos. “A construção de uma educação de qualidade para nossas crianças dará a elas muitas oportunidades no futuro e fará com que vivamos numa sociedade ainda melhor”, projetou a prefeita salvadorense.
            

Cerca de 140 professores da rede municipal de ensino deverão participar da jornada, promovida pelas secretarias da Educação dos três municípios com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Nesta edição, serão ampliados temas como educação ambiental, musical e sexual, além de educação para o trânsito e saúde bucal, cada vez mais presentes nas discussões em sala de aula.
 

http://www.salvadordosul.rs.gov.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100143335&iIdNoticia=253951
Igreja Matriz de Salvador do Sul

http://www.salvadordosul.rs.gov.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100143335&iIdNoticia=254235

Rua de acesso para o Colégio Santo Inácio

http://www.salvadordosul.rs.gov.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100143335&iIdNoticia=254235

Colégo Santo Inácio  http://www.salvadordosul.rs.gov.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100143335&iIdNoticia=254235

2024